segunda-feira, 11 de julho de 2011

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Câmera digital com quase 1 bilhão de pixels fará mapa 3D do espaço

A Agência Espacial Européia (ESA) anunciou nesta quarta-feira (6) a construção da maior câmera digital já criada para uma missão espacial.



Com 938 milhões de pixels de resolução, a “Olho de Gaia”, como foi apelidada, vai examinar mais de um bilhão de estrelas e montar um mapa em 3D na nossa galáxia e das vizinhas. Para efeito de comparação, o olho humano consegue observar, no máximo, alguns milhares de estrelas da Via Láctea em uma noite clara.


Para montar o mapa tridimensional, a câmera irá rastrear e determinar as posições e movimentos dos astros no espaço durante cinco anos, a começar em 2013, além de identificar seus brilhos e características espectrais.


A tecnologia por trás do mapeamento é resultado da montagem de 106 CCDs (Charge Coupled Devices), sensores de luz, responsáveis pela captação da imagem, que formam um mosaico de 1 x 0,5 metro, em sete colunas.


Dos 106 sensores eletrônicos, apenas quatro vão checar a qualidade da imagem e a estabilidade do ângulo de 106,5º, enquanto os 102 restantes serão dedicados exclusivamente para a detecção das estrelas.


Apesar da grandeza dos números da câmera - 1 bilhão de pixels, 1 bilhão de estrelas - a missão não conseguirá mapear nem uma fração das estrelas da Via Láctea, que abriga mais de 200 bilhões segunda estimativas.


No entanto, o programa de mapeamento também inclui a captação de outros corpos celestes do Sistema Solas, tais como planetas anões além da orbita de Plutão e asteróides.


Fonte: ESA

terça-feira, 5 de julho de 2011

Concurso de Fotografias com inscrições abertas



As inscrições para o 11º Concurso Feirense de Fotografias estão abertas desde o dia 30 de junho e se encerram dia 10 de agosto de 2011. O evento é promovido pelo Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana (Sindfofs) e conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana e do Center Photos.


As inscrições podem ser feitas no Mercado de
Arte Popular, box 6 ou pelo site do sindicato, o www.sindfofs.com.

A décima primeira edição do Concurso como no ano anterior abriu a possibilidade para profissionais de outras cidades participarem. Os participantes foram divididos em duas categorias: uma voltada para profissionais sindicalizados que podem participar com três fotos cada, e outra para profissionais e amadores, que podem inscrever duas fotos cada.


O resultado do Concurso está previsto para ser divulgado em 19 de agosto, Dia Mundial do Fotógrafo. As placas de premiação deste ano vão homenagear o fotógrafo fundador do SINDFOFS Antonio Ferreira de Magalhães, ex- presidente da instituição.

Frase da semana

"Quando o mundo se tornar confuso, me concentrarei em fotografias. Quando as imagens se tornarem inadequadas, me contentarei com o silêncio". Ansel Adams.

Faculdade Anísio Teixeira

Faculdade Anísio Teixeira
Feira de Santana - BA